O governador Rafael Fonteles lançará o Plano Estratégico de Marketing Turístico do Piauí nesta terça-feira (11), às 11h30, no Palácio de Karnak. Elaborado sob a supervisão das consultoras Marta Poggi e Gleice Guerra, o documento de 592 páginas já foi entregue à Secretaria do Turismo (Setur) e traz diagnósticos e métodos inovadores para a promoção do estado.
José Neto Monteiro, secretário de Turismo, destaca a importância deste lançamento para o setor, mencionando que é a realização de um sonho. “O Piauí possui uma diversidade cultural e natural riquíssima. Com o Plano de Marketing, vamos direcionar nosso trabalho, atraindo mais visitantes, gerando empregos e renda, e fortalecendo nossa identidade como um destino turístico de referência. Com o esforço conjunto de todos os envolvidos, alcançaremos resultados extraordinários”, afirma Monteiro.
O Plano de Marketing Turístico faz parte do Programa “Piauí: Aqui Tem Turismo”, com foco inicial nos polos Costa do Delta, Origens e Teresina. Espera-se, através das ações propostas, aumentar o fluxo de turistas, promover o desenvolvimento econômico sustentável e fortalecer a identidade cultural do estado, consolidando o Piauí como um destino turístico de destaque no cenário nacional.
Gleice Guerra, consultora responsável pela elaboração do projeto, compartilhou suas impressões sobre o processo e a importância desta iniciativa. "Elaborar o plano estratégico de marketing turístico do Piauí foi, ao mesmo tempo, uma grande satisfação e um grande desafio. Satisfação por encontrar tantos atrativos singulares, tanta hospitalidade, tanta beleza em um estado pouco conhecido pelos brasileiros. Um desafio por ser a primeira iniciativa do gênero no turismo do estado, que tem recebido muita atenção por parte de todos os órgãos estaduais, indicando maturidade institucional“, pontua Guerra.