A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) anunciou, nesta sexta-feira (06), o lançamento do Edital de Chamamento Público LBTs e do Selo de Responsabilidade Social “Mais Mulheres”. A iniciativa busca ampliar a participação de mulheres lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros no mercado de trabalho e reconhecer empresas comprometidas com a equidade de gênero e a proteção contra a violência doméstica.
O Edital de Chamamento Público LBTs visa apoiar projetos que promovam a autonomia econômica e o cuidado integral dessas mulheres. Zenaide Lustosa, secretária da Sempi, ressaltou o impacto social dessa ação: “Estamos falando de mulheres que enfrentam grandes desafios para conquistar espaço no mercado de trabalho. Com este edital, abrimos portas para a transformação de suas realidades."
Joseane Borges, diretora de Promoção da Cidadania LGBT, também destacou a importância do edital para fortalecer as entidades que apoiam a causa. "Este edital permitirá que organizações civis se estruturem para continuar lutando por políticas públicas que realmente façam a diferença na vida dessas mulheres."
Já Sônia Terra, superintendente de Direitos Humanos da Sasc, destacou o papel fundamental do edital na capacitação e geração de oportunidades para mulheres trans: “É uma chance para que essas mulheres se qualifiquem e conquistem independência financeira, integrando-se mais plenamente na sociedade.”
Além disso, o Selo de Responsabilidade Social “Mais Mulheres” foi lançado durante o evento, reconhecendo empresas públicas e privadas que promovem a inserção de mulheres vítimas de violência doméstica no mercado de trabalho. O selo, instituído pela lei nº 8.120, de 23 de agosto de 2023, é um incentivo para que empresas adotem políticas de equidade de gênero e contribuam para um ambiente corporativo seguro e inclusivo.
“Este selo simboliza o compromisso com a causa das mulheres. Empresas que promovem a equidade de gênero são essenciais para alcançarmos o feminicídio zero e garantirmos que a violência contra a mulher seja combatida em todos os espaços”, afirmou Zenaide Lustosa.
As empresas e entidades interessadas podem acessar mais informações sobre o edital e o selo no site da Sempi ou enviar suas dúvidas por e-mail para sempimulheres@sempi.pi.gov.br.