21/03/2024 às 16h04min - Atualizada em 21/03/2024 às 16h04min

Educadora de Beneditinos conquista etapa estadual de Prêmio por Inovação Pedagógica com iniciativa pioneira

O prêmio visa homenagear docentes que implementaram iniciativas pioneiras com enfoque no desenvolvimento do pensamento empreendedor, durante o período de 2021 a 2023, em ambientes educacionais.

Foto: Reprodução

Em um evento virtual promovido pelo Sebrae nesta última terça-feira, 19 de março, foram anunciados os ganhadores da fase estadual do Prêmio por Inovação Pedagógica, agora em sua segunda edição. O prêmio visa homenagear docentes que implementaram iniciativas pioneiras com enfoque no desenvolvimento do pensamento empreendedor, durante o período de 2021 a 2023, em ambientes educacionais.

Dentre os homenageados, destaca-se a professora Nancylandya da Cruz Silva, de Beneditinos, laureada na categoria de Educação para Jovens e Adultos (EJA) pelo seu projeto "O Desafio de Inovar e Transformar". A iniciativa, concebida pela coordenadora pedagógica Lourdes Lopes e executada por Nancylandya em colaboração com o SEBRAE e a Secretaria Municipal de Educação, ganhou notoriedade por sua abordagem inovadora e engajada nas artes.

O projeto "O Desafio de Inovar e Transformar" almeja despertar nos estudantes a conscientização sobre a relevância da inovação, criatividade e sustentabilidade através da arte, reconhecendo e valorizando distintas competências. Além disso, aborda a questão dos resíduos sólidos e a alternativa da reciclagem através do artesanato, educando os alunos sobre a reutilização de materiais recicláveis e o significado do artesanato em suas vidas.

Através dessa iniciativa, busca-se reavivar o valor de um espaço criativo e promover práticas conscientes relacionadas ao consumo de objetos artesanais e reciclados. Os estudantes são incentivados a criar brinquedos e outros itens a partir de materiais que seriam descartados, fomentando uma consciência sustentável de reciclagem.

O Prêmio por Inovação Pedagógica premiou docentes em sete categorias distintas, abrangendo desde a Educação Infantil até a Educação Superior, incluindo a categoria de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Os premiados na fase estadual avançam para a etapa regional, da qual serão selecionados os finalistas nacionais. A premiação nacional está agendada para acontecer no final de abril, durante a 29ª edição do Congresso Internacional Bett Brasil, em São Paulo.

O prêmio tem o propósito de identificar, reconhecer e divulgar iniciativas educacionais inovadoras, que estejam alinhadas ao conceito de Educação Empreendedora, e que tenham sido desenvolvidas por educadores em instituições de ensino por todo o país. Tais projetos incentivam os alunos a identificar problemas e oportunidades, transformar ideias em soluções e responder a desafios reais do cotidiano, promovendo um aprendizado mais dinâmico e voltado ao empreendedorismo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://beneditinosagora.com.br/.
Mande um Zap!
Se comunique agora!
Mande sua mensagem agora que vamos apurar...