O Governo Federal anunciou o lançamento do Cartão MEI, uma nova medida voltada para o Microempreendedor Individual. Este cartão exclusivo, com anuidade zero, funcionará tanto como débito quanto crédito, sendo inicialmente oferecido pelo Banco do Brasil. Além disso, o cartão contará com funcionalidades voltadas para o desenvolvimento dos pequenos negócios, incluindo plataformas de capacitação e engajamento, bem como um QR Code que redireciona diretamente ao Portal do Empreendedor.
O lançamento contou com a presença de importantes figuras do governo e do setor bancário, como o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o vice-presidente de Negócios Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron, e o diretor de Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, Marcelo Gomes.
O Cartão MEI surge como um novo apoio para promover a formalização e a sustentabilidade dos pequenos negócios, facilitando as operações comerciais dos microempreendedores. Segundo Márcio França, a iniciativa é um reflexo do cuidado do governo com os pequenos negócios, que representam uma fatia significativa da economia brasileira.
"O pequeno empreendedor considera seu negócio uma extensão da família. É muito triste quando tem que fechar. Na pandemia, ficou claro que os grandes têm muito mais condições de sobrevivência", afirmou o ministro. França ressaltou que, enquanto os governos frequentemente direcionam sua atenção aos mais vulneráveis e aos grandes empreendedores, o Cartão MEI traz um sentimento de pertencimento aos pequenos negócios, demonstrando o apoio e a preocupação do governo.
O ministro destacou ainda que essa ação se soma a outras iniciativas como o Programa Acredita e o Desenrola Pequenos Negócios, que já renegociaram R$3 bilhões em dívidas, beneficiando 65 mil empresas, e o Procred 360, que disponibilizou R$ 260 milhões em crédito a 8 mil empresas.
Durante o evento, Cida Gonçalves também enfatizou a importância da parceria com o Banco do Brasil para o empoderamento das mulheres e o combate à violência de gênero: "Hoje temos mais uma ação para que a mulher saia do sistema de violência e opressão."
O Cartão MEI é um passo importante para o fortalecimento dos pequenos negócios no Brasil, que atualmente representam 27% do PIB nacional, equivalem a 99% dos CNPJs do país e são responsáveis por gerar 6 em cada 10 empregos no país.