As inscrições para a 10ª Caravana Federativa, que ocorrerá nos dias 20 e 21 de junho no Centro de Convenções de Teresina, já estão abertas. Organizada pelo governo federal, essa ação itinerante tem como objetivo aproximar os serviços federais dos gestores municipais e estaduais. O evento contará com a participação de mais de 40 órgãos federais, incluindo ministérios, autarquias, bancos e diversas empresas públicas.
A Caravana Federativa é realizada em todo o Brasil e visa promover a articulação entre as diferentes esferas de governo, discutindo programas, políticas e serviços públicos. O público-alvo inclui prefeitos e vices, secretários estaduais e municipais, gerentes municipais de convênios, vereadores, presidentes de Câmaras Municipais, presidentes de Consórcios e Federações municipais e estaduais, e gestores de contratos.
Durante o evento, os participantes terão atendimento personalizado para esclarecer dúvidas, resolver pendências, buscar apoio e identificar maneiras de melhorar os serviços oferecidos em seus municípios. Além disso, haverá a oportunidade de trocar experiências e melhores práticas entre os entes federativos.
Com a presença confirmada de 35 ministérios, os atendimentos ao longo dos dois dias abrangerão todas as áreas, incluindo discussões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), convênios, programas federais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), entre outros serviços.
A Caravana Federativa é uma realização do governo federal, em parceria com o Governo do Piauí e a Associação Piauiense de Municípios (Appm), com patrocínio do Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. O evento também conta com o apoio do Sebrae-PI e da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
As inscrições podem ser feitas por meio do site: Caravana Federativa Piauí.
Edições Anteriores
A Caravana Federativa já passou por nove estados brasileiros: Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Amapá. No total, 1.510 municípios participaram das nove edições anteriores, com um total de 24.603 atendimentos realizados pelo governo federal.