Em um movimento que celebra a integração e a diversidade no esporte escolar, o Governo do Estado do Piauí se prepara para lançar, nesta quinta-feira (11), às 11h, no Palácio de Karnak, os Jogos Escolares Piauienses (Jepis) e as Paralimpíadas Escolares 2024. A iniciativa, fruto da colaboração entre as Secretarias dos Esportes (Secepi), da Educação (Seduc) e para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), promete ser o maior evento esportivo escolar do estado.
Este ano, o evento se expande para sete polos de educação, permitindo que cerca de 4 mil alunos-atletas, com idades entre 11 e 17 anos, de escolas estaduais, municipais, particulares e do Instituto Federal do Piauí (IFPI), participem nas competições. Os jogos, que já são uma tradição no Piauí, estão ainda mais inclusivos e acessíveis, com a descentralização das disputas, que agora alcançam todos os 12 territórios de desenvolvimento do estado.
As Paralimpíadas Escolares acompanham o crescimento dos Jepis e destacam-se por ampliar o número de modalidades do paradesporto de duas para quatro, reafirmando o compromisso do governo com a inclusão e a visibilidade dos atletas com deficiência.
A edição deste ano dos jogos não só traz mais polos, mas também um aumento significativo no número de modalidades, passando de 18 para 22, e introduzindo esportes como esgrima, tiro com arco, triathlon e natação em águas abertas. Esse crescimento reflete as oportunidades crescentes para os atletas piauienses de conquistar medalhas e reconhecimento em sua jornada esportiva.
Os destaques dos Jepis terão a honra de representar o Piauí em competições nacionais de renome, como os Jogos Escolares Brasileiros (Lebs), os Jogos da Juventude (JUV), a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares e o Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal sub-17. No ano passado, os atletas do estado brilharam, trazendo para casa 44 medalhas de competições escolares nacionais, incluindo 22 de ouro, um testemunho do talento e da dedicação dos jovens esportistas do Piauí.
Este evento esportivo escolar é mais do que uma competição; é uma celebração do espírito esportivo, da formação de jovens e do potencial ilimitado que o esporte tem de unir, educar e inspirar.