Beneditinos Agora Publicidade 728x90
25/03/2024 às 12h08min - Atualizada em 25/03/2024 às 12h08min

Inovação da Polícia do Piauí no Combate ao Furto de Celulares Vira Modelo para o País

Leilany Feitosa
Governo do Piauí
Divulgação - Governo do Estado

Uma estratégia inovadora de segurança, desenvolvida pela Polícia do Piauí, tem se destacado nacionalmente pela eficiência na recuperação de celulares roubados ou furtados, tornando-se um modelo de sucesso para outras regiões do Brasil. Reportagem exibida pelo programa Fantástico, da Rede Globo, nesse domingo (24), revelou como a iniciativa piauiense tem conseguido resultados impressionantes, com uma redução de 50% nos roubos diários de celulares apenas em Teresina, neste ano.

Em 2023, Teresina já havia observado uma significativa diminuição de 40% no número de ocorrências de roubo e furto de celulares, enquanto o interior do estado viu uma queda de 37%. Esses números são o resultado direto das operações realizadas pela polícia local, que no ano passado emitiu 5.895 intimações, recuperou 3.500 aparelhos em dez cidades, interditou 64 lojas físicas e virtuais, e prendeu 20 pessoas envolvidas com o comércio ilegal desses dispositivos.

As ações ganharam ainda mais força em 2024, com 1.195 intimações que resultaram na recuperação de 442 celulares, no fechamento de 14 lojas e na prisão de 17 indivíduos. Notavelmente, durante o Carnaval deste ano, foi registrada uma queda de 59,20% no número de roubos e uma redução de 38,24% nos furtos de celulares na capital piauiense.

O projeto engloba diversas frentes de ação, incluindo blitzen, intimações em massa e a Operação Interditados, que visa suspender as atividades de lojas que compram e vendem celulares obtidos de forma ilícita.

Mateus Zanatta, Superintendente de Operações Integradas da Secretaria da Segurança Pública do Piauí, destacou o caráter pioneiro da iniciativa, que tem atraído a atenção de representantes das polícias Civil e Militar de vários estados interessados em implementar estratégias similares. "Nos últimos nove meses, restituímos quase 4 mil aparelhos celulares", afirma o delegado, evidenciando a eficácia do programa.

Um elemento chave para o sucesso da operação tem sido a colaboração das operadoras de telefonia móvel, que, mediante a requisição das autoridades policiais, fornecem dados cadastrais vinculados ao IMEI dos aparelhos, facilitando a localização e recuperação dos mesmos.

Além disso, a utilização de tecnologias específicas, como os aplicativos Cellguard e Lupa Bot, tem permitido aos policiais identificar rapidamente os dispositivos com restrição de roubo ou furto durante as abordagens. O Cellguard, em particular, é uma criação do setor de inteligência da Secretaria da Segurança Pública, lançado em setembro de 2023, que centraliza todo o processo de trabalho relacionado à busca e recuperação de celulares.

A Receita Federal também tem desempenhado um papel crucial, especialmente nas fases da Operação Interditados, ao identificar e apreender produtos eletrônicos comercializados ilegalmente.

Essa abordagem integrada e multifacetada da Polícia do Piauí não só tem recuperado milhares de aparelhos como também tem contribuído para a redução significativa dos índices de criminalidade relacionados ao furto e roubo de celulares, estabelecendo um novo padrão de eficiência em segurança pública no Brasil.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://beneditinosagora.com.br/.
Mande um Zap!
Se comunique agora!
Mande sua mensagem agora que vamos apurar...