01/09/2023 às 13h36min - Atualizada em 01/09/2023 às 13h36min
Programa Tech Educa: Estimulando o Empreendedorismo e a Inovação na Juventude Piauiense
Projeto piloto aconteceu em Beneditinos e deverá ser replicado para todo o Estado do Piauí pelo SEBRAE.
Darlisson Silva No Piauí, o Projeto Tech Educa está marcando uma revolução na educação ao promover o empreendedorismo e a inovação entre os jovens. A competição, que chegou à sua fase final, não apenas estimulou ideias inovadoras, mas também capacitou os alunos para transformar essas ideias em realidade.
A iniciativa pioneira do Sebrae Piauí visa preparar os alunos para o mercado de trabalho, incentivando o desenvolvimento de novos negócios desde cedo. O programa ensina aos jovens como sair do campo das ideias e transformar projetos em ações concretas.
O Vencedor e Seu Projeto Inovador
A competição teve um vencedor merecedor: a "Central de Escuta Amorosa", uma ideia brilhante desenvolvida pelos alunos do Ginásio Estadual Luiz Alves de Almeida. Sergio Eduardo de Paiva Silva, Lucas dos Santos Gonçalves, Tainá Alves Ribeiro, Jaynne da Cruz Silva e Henrique de Abreu Matos criaram um projeto que recebeu destaque. Seu professor, Leonardo Gomes de Sousa, também teve papel fundamental no sucesso do projeto.
Apoio da Comunidade Local
O prefeito Jullyvan Mendes demonstrou seu compromisso com a inovação ao aportar R$ 10 mil para ajudar na efetivação e inserção da ideia no mercado. Além disso, o empresário Paulo Coutinho, consultor do SEBRAE, contribuiu com R$ 18 mil em consultoria para auxiliar os empreendedores em seu primeiro ano de negócios.
Comprometimento e Inovação na Educação
O evento de encerramento contou com a presença (como participantes e juradas, além de Paulo Coutinho, representando os empreendedores locais) da gerente Erika Lopes e da coordenadora do Programa ALI no estado, Bruna Lopes, ambas do SEBRAE-PI. Essa competição ilustra o compromisso do Sebrae em promover o empreendedorismo, a inovação e a educação de qualidade no Piauí, capacitando a próxima geração de líderes empreendedores.
O Projeto Tech Educa destaca o potencial dos jovens e como a educação pode ser uma força motriz para o desenvolvimento de ideias inovadoras que impactam positivamente a sociedade e a economia local.