Os candidatos às eleições de 2022 têm idades que variam entre 18 e 92 anos, segundo os pedidos de registro de candidaturas que estão sendo analisadas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com checagem feita pela CNN, o candidato mais velho nas eleições de 2022 é José de Castro Coimbra, o Dr. Coimbra (Avante), de 92 anos. O médico de formação, nascido em Coxim (MS), é candidato a deputado federal em São Paulo.
Já a mais jovem a pedir registro de candidatura na Justiça Eleitoral é Pamela Kathellen Silva Mendes, que tem 18 anos. Natural do Recife, ela tenta disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco pelo PMN. A idade mínima para concorrer ao cargo de deputado estadual é, porém, de 21 anos, o que pode acarretar na impugnação da candidatura de Pamela.
Na disputa pela Presidência, o candidato mais velho é José Maria Eymael (DC), que tem 83 anos. O mais jovem é Pablo Marçal (Pros), de 35 anos, mas ele tem a situação indefinida porque a atual direção da legenda decidiu retirar a candidatura. Se ele ficar fora, o mais jovem seria Leonardo Péricles (UP), com 41 anos.
Um levantamento mostra abaixo os candidatos mais jovens e mais velhos que irão disputar as eleições de 2022.
Pamela Mendes completará 18 anos, oito meses e sete dias em 2 de outubro, dia das eleições. Caso a candidatura dela seja impugnada por causa da idade, o posto de mais jovem candidata nas eleições deste ano fica para Gleyciane Holanda (Cidadania), que completa 21 anos no dia 21 de agosto. Ela também concorre a deputada estadual, mas no Acre.
Na disputa por governos estaduais, a candidata mais jovem é Carmen Hannud (PCO). Com 31 anos, ela concorre ao Executivo do Tocantins. Para o Senado, o caçula é Freitas Jr. (PSOL), de 35, que disputa uma vaga pelo Rio Grande do Norte. Na corrida pela Câmara dos Deputados, o mais jovem é Uriel Roitman (PCO), que tem 21 anos e concorre no Distrito Federal.
Além de Dr. Coimbra (Avante), Pereira Sanches (PSC) também é um candidato a deputado federal nonagenário. Com 90 anos completados em março, ele concorre à Câmara dos Deputados em Minas Gerais. Nas disputas para governador, o mais velho é Amazonino Mendes (Cidadania), com 83 anos. Ele tenta voltar ao comando do governo do Amazonas, estado que administrou em quatro mandatos.
Na disputa pelo Senado, o mais velho é Olívio Dutra (PT), de 81 anos, que pleiteia uma cadeira pelo Rio Grande do Sul. Entre os postulantes a deputado estadual, a posição é de Rita Capistrana (PSD), de 89 anos, que se candidatou em Minas Gerais.
A legislação brasileira define idade mínima para a disputa de cada um dos cargos. Para que um cidadão concorra a presidente, vice-presidente e senador, deve ter no mínimo 35 anos. Os candidatos a governador e vice-governador precisam ter ao menos 30 anos. Os que concorrem a deputado – federal, estadual ou distrital — devem ter no mínimo 21 anos.
Fonte: CNN Brasil